Carta de Serviços - Modalidades

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Competências das Modalidades:

Educação Especial

  • promover a igualdade de condições para o acesso, permanência e qualidade na escolarização dos estudantes com Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiências, Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos, cabendo a proposição, implementação, monitoramento e avaliação dos Atendimentos Educacionais Especializados - AEE, bem como à identificação e intervenção pedagógica na escolarização de estudantes integrantes destes segmentos no Sistema Estadual de Ensino;
  • busca pela garantia da aplicabilidade das normas e diretrizes que regulamentam os programas em turno e contraturno da Educação Especial do Estado do Paraná, assim como a identificação de habilidades e necessidades apresentadas pelos estudantes, por meio de orientação do planejamento de ações e estratégias pedagógicas que visem a transposição das barreiras para a aprendizagem, permitindo o acesso ao currículo do ano de matrícula no ensino comum;
  • coordenar as especialidades de Deficiência Visual, Auditiva, Intelectual, Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos Funcionais Específicos, Deficiência Física Neuromotora, Salas de Recursos Multifuncionais;
  • organizar reuniões e/ ou eventos que possibilitem a formação continuada de professores e equipes pedagógicas das instituições que atendam estudantes com necessidades educativas especiais;
  • assessorar pedagogicamente as equipes pedagógicas das instituições regulares de ensino e secretarias municipais no processo de identificação, triagem e avaliação no contexto escolar e inclusão de alunos nos serviços de apoio especializado (pais, professores e avaliadores).

Educação Profissional

  • planejamento e implementação das ações de Educação Profissional em todas as modalidades, a partir do alinhamento com os setores produtivos locais e/ou regionais;
  • execução dos programas federais e estaduais da Educação Profissional.
  • coordenação e acompanhamento das ações pedagógicas da Educação Profissional e a oferta de cursos no Sistema Estadual de Ensino;
  • auxílio na implantação, implementação, orientação, regulação e acompanhamento da Educação Profissional e dos programas dos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes;
  • planejamento, implementação e avaliação das ações da Educação de Jovens e Adultos;
  • viabilização e acompanhamento dos processos de empregabilidade dos educandos da educação profissional;
  • acompanhar e monitorar o desenvolvimento, assiduidade e rendimento dos estudantes da educação profissional;
  • acompanhar e orientar as ações dos coordenadores do grupo;
  • realizar o acompanhamento pedagógico às instituições de ensino que ofertam a Educação Profissional (integral, integrado, subsequente e concomitante inter complementar), a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo,diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com o objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, erradicando o abandono e evasão escolar;
  • orientar escolas ao uso e adequação dos materiais disponíveis no LRCO e acompanhar, durante o semestre, o desenvolvimento das ações previstas;
  • ofertar cursos técnicos gratuitos nos diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

 


Educação de Jovens e Adultos - EJA

  • orientar técnica e pedagogicamente as escolas que ofertam Educação de Jovens e Adultos e o programa Paraná Alfabetizado;
  • divulgar as inscrições, a seleção e os encaminhamentos inerentes ao programa Paraná Alfabetizado;
  • realizar o acompanhamento pedagógico aos CEEBJA e às instituições de ensino que ofertam a modalidade EJA, a fim de desenvolver junto às Equipes Gestoras, o estudo diagnóstico, análise e construção de estratégias pedagógicas com  objetivo de promover a aprendizagem dos estudantes, o abandono e evasão escolar;
  • promover a qualificação aos estudantes, de forma a conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e os meios para uma melhor compreensão de sua condição enquanto cidadão;
  • propiciar a conclusão em dois anos do Ensino Fundamental - fase II, para pessoas a partir de 15 anos de idade e a conclusão do Ensino Médio, em um ano e meio, para pessoas a partir dos 18 anos de idade.

 

 

 


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